Get Adobe Flash player

A personalidade e o Corpo Denso regido pelo signo de fogo e comum de Sagitário são influenciados pelos Senhores da Mente, a humanidade do Período de Saturno. Este signo da casa nona rege a mente superior e encontramos dois tipos indicados por seu símbolo, o centauro, aqueles que seguem os impulsos do eu inferior e da mente concreta; e os que aspiram ou atiram ao céu com seu arco e flecha.

            Se o filho de Sagitário puder conservar seu alvo elevado e não for afastado do seu rumo pela parte animal da sua natureza, a seta atingirá próximo ao alvo e ele será também beneficiado em sua saúde. Há um ditado em que os nativos deste signo devem ter sempre presente “não é o fracasso que é crime, mas sim o alvo inferior”.

            É bom estudar astrologia do ponto de vista cósmico e evolucionário de nos interessarmos pelo nosso próprio tema. Verificaremos que a razão principal para este estudo é dar-nos a habilidade de associar nossa mente com o Mundo do Pensamento Abstrato, o mundo onde o Ego tem seu lar. Aprendemos também a dar ajuda prática, servindo a humanidade por meio da astrologia médica. A prática de se deter sobre os aspectos negativos que nós ou os outros tenhamos, ou de erigir temas para pessoas que querem saber quando os deuses lhes são favoráveis ou adversos, não é aconselhado pela Fraternidade Rosacruz, nem por nenhuma outra escola ocultista séria.

            Daí só observarmos as tendências, de modo a podermos combater os problemas de saúde. Eles são, é certo, muito mais reais neste plano físico, e o corpo saudável é a primeira consideração para o estudante ocultista. A mente sã e o coração terno surgirão quando purificarmos e refinarmos o Corpo Denso. Um corpo gerado sob um signo é tão bom como o gerado sob qualquer outro para o propósito de fazer progresso, o progresso necessitado pelo possuidor do corpo. De fato, qualquer que seja a espécie do corpo que você tenha, é certo que ele é o melhor para você no momento.

            A personalidade oportunista do animal Sagitariano é o esportista profissional ou alguém interessado em esportes. Alguns esportes são desumanos e podem até induzir ao crime, mas o tipo inferior do nativo de Sagitário é mais susceptível de ser indulgente com os baixos apetites do que a ser violentamente criminoso.

            O tipo elevado de Sagitário, o lado humano, tem interesse por assuntos elevados. Procura a religião e a filosofia e é amante da justiça. Poderá ser um bom juiz, possuidor do mais elevado padrão moral. Sagitário rege as coxas e os quadris, o ilíaco, o fêmur, a região sacra e coxígea da espinha, as artérias e veias ilíacas e os nervos ciáticos.

            O Sol rege o fluido vital especializado pelo baço, o coração e o “ponsvaroii” (massa de fibras transversais na parte inferior do cérebro, no extremo anterior da medula). Daí que o Sol aflito em Sagitário de tendência à ciática, a paralisia das pernas e por ação reflexa em Gêmeos, perturbações pulmonares. Ar puro e Sol, combinados com exercícios moderados são as necessidades dessas pessoas.

            Vênus regente d Touro e Libra têm domínio sobre a garganta, os rins, a glândula Timo e a circulação venosa e quando aflita em Sagitário dá tendências para tumores e doenças semelhantes nos quadris. E por ação reflexa, podem manifestar-se afecções nos brônquios e nos pulmões.

            O estelar Mercúrio, regente de Gêmeos e Virgem, também rege o hemisfério cerebral direito, os nervos sensoriais, os brônquios, a glândula tireóide, a circulação pulmonar, o sistema cérebro-espinhal, o fluido vital dos nervos, as cordas vocais, os ouvidos, a visão, a língua, todos os sentidos da percepção e a respiração. Quando adversamente aspectado em Sagitário, causará sofrimentos nos quadris e nas coxas. E por ação reflexa poderá produzir tosse, asma ou pleurisia.

            A órbita Lunar, regente o signo de Câncer, tem domínio sobre o esôfago e o estômago, o útero e os ovários, o sistema nervoso simpático, o sistema linfático e o fluido sinovial. Quem tiver a Lua aflita em Sagitário poderá vir a sofrer de doenças do sangue, doenças nos quadris ou talvez tenha um fêmur quebrado. E por ação reflexa, poderá ter asma. Alimentação cuidadosa e tratamentos ou cuidados para melhorar a ação linfática será muito benéfico para tais pessoas.

            Saturno é considerado o estelar da obstrução e da cristalização, e tem regência sobre a vesícula biliar, a pele (proteção). Quando está em Sagitário e recebendo aspectos adversos de outros estelares, dá tendência para contusões dos quadris e das coxas, à gota, a ciática e doenças dos quadris. Tendência para quedas ou pancadas que produzirão injúria nos quadris e nas coxas. Cultivar o otimismo e a alegria será de grande auxilio para essas pessoas manterem a saúde.

            Júpiter, o regente de Sagitário, também rege o fígado, o glicogênio, as supra-renais, a circulação arterial, a fibrina do sangue e a distribuição das gorduras pelo corpo. Por isso muitas vezes vemos as pessoas de Sagitário com Júpiter aflito nesse signo, ser corpulenta, com excesso de peso, por gostar demais de alimentos ricos. As supra-renais de quem como muito se tornam doentes e tais pessoas têm pouca energia quando dele necessitam. Sua circulação torna-se pobre e o corpo pode tornar-se balofo e fácil de ser invadido pelos germes. Aqueles que comem com moderação e fazem os exercícios necessários, são também os mais joviais e benevolentes de todas as pessoas, o otimismo puro. Da atitude otimista vêm fortes vibrações de saúde.

            Marte, regente de Áries e Escorpião, também têm domínio sobre o ferro e a matéria corante do sangue, os nervos motores, o hemisfério cerebral esquerdo, os movimentos musculares, os genitais e o Corpo de Desejos. Quando aflito em Sagitário sugere tendências para fratura ou distensão do fêmur, ciática e ulcerações nas coxas. Por ação reflexa, pneumonia, bronquite, tosses e resfriados serão manifestados. A prática do equilíbrio e moderação em todas as coisas auxiliará essas pessoas a manterem a harmonia do corpo.

            A estrela fixa Antares, nos 8º graus de Sagitário, tem efeito pernicioso sobre a visão. Qualquer dos luminares (Sol e Lua) situado nesta estrela mau aspectado por um maléfico, ou maléfico nesta nebulosa sendo adverso ao Sol ou a Lua, tem efeito semelhante nas perturbações da visão. O cuidado adequado dos olhos e a formação de habito de exercício dos olhos durante o ciclo infantil da vida mitigará os efeitos que poderão se manifestar mais tarde. Aqui, como em todos os pontos fracos do tema devemos tomar a nossa “gama de prevenção”, no principio da vida aprendendo a lição de cuidar dos olhos, do que nos sujeitarmos ao caminho mais duro do sofrimento na sua parte posterior.

            Para a tensão dos nativos de Sagitário, sugerimos a execução do exercício vespertino da retrospecção diária, em ordem inversa, como o explicam os ensinamentos Rosacruzes, e também a do exercício matinal da concentração. Fazendo esses exercícios, essas pessoas experimentarão os resultados mais benéficos do que se usarem qualquer outra forma de terapia mental. O relaxamento muscular e a fixação da mente em assuntos ou ideais elevados não é tarefa difícil para o Sagitariano que aspira.

            Finalmente, não nos esqueçamos de qualquer um, seja nativo de Sagitário ou de qualquer outro signo, que tenha problemas sobre saúde, deve começar agindo sobre o ser interior. O ser humano interior construiu e continua a construir a sua forma externa.

 

(Publicado na Revista Rosacruz – Dez/60)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar