Get Adobe Flash player

O signo de Aquário é regido por dois estelares: Urano e Saturno. Aqueles que respondem mais a influência Saturnina têm tendência à inquietação e deveriam desde cedo vencer essa tendência se quiserem ter boa saúde. São também sensíveis as condições daqueles que os cercam e, portanto, precisarão evitar pessoas de natureza negativa, as quais poderão afetá-lo.

            Os Aquarianos que respondem mais ao lado Uraniano de sua natureza são cooperadores e progressistas, atitudes essas, ótimas na promoção da saúde. Como pacientes respondem melhor aos médicos que demonstram amizade, interesse e vistas largas. Rapidamente percebem que os distúrbios psicológicos são manifestações reais que devem ser controladas pelo próprio paciente. Se este tipo de doente aquariano tiver oportunidade de agir em algum projeto humanitário, logo melhorará de saúde, desde que tenha uma dieta apropriada.

            A influência de Saturno é fria, seca, crônica, constritora, cristalizante, restritiva, centrípeta e obstrutora. Em geral, o tratamento para essas condições consiste em compressas quentes de fazenda de lã que absorve as toxinas do corpo melhor que o algodão. É aconselhável uma dieta que fluidifique o sangue permitindo melhor circulação. A lecitina ajuda a dissolver o colesterol; a água destilada evita o acúmulo de substâncias terrosas no sangue e nas juntas e o suco de uvas e o sumo das frutas cítricas ajudam a alcalinizar o sistema. O soro do leite é, também, ótimo dissolvente.

            A influência de Urano é seca, espasmódica, elétrica, explosiva e desorganizadora. Este estelar rege os éteres, os olhos, o corpo pituitário e os gases. Sendo o regente do corpo pituitário, tem influência na assimilação. O tratamento adequado incluirá a maior parte do que foi assinalado para as afecções Saturninas, podendo-se também incluir alguns dos novos tratamentos feitos por meio de eletricidade, etc.

            Aquário rege os tornozelos e as pernas (dos joelhos aos pés) e pela influência de Urano, afeta os olhos e o corpo pituitário. As aflições neste signo podem trazer veias varicosas, torção de tornozelos, câimbras nas pernas e sua ação reflexa em Leão, poderá resultar em más condições do coração ou em hidropisia. As más condições do coração podem redundar em circulação deficiente. Urano tem domínio sobre a química do sangue e sobre a força nervosa, bem como sobre o processo de assimilação. Saturno fere por quedas, resfriamentos, contusões, etc, e predispõe às doenças crônicas de raízes profundas, para não falarmos da enorme influência que ele exerce nos melancólicos que se recusam a ser alegres. Os canais do corpo se contraem, as glândulas entorpecem e o paciente se cerca de condições negativas quando está sob a influência depressiva de Saturno.

            Para os aquarianos, como em geral para os nativos dos outros signos, o nível vitamínico, especialmente das vitaminas B e C solúveis na água, devem ser conservados a nível elevado para evitar infecções. As outras vitaminas, como A, E, D e F são armazenadas no fígado, mas o consumo diário de vitaminas B e C é elevado e deve ser reposto convenientemente. A oxidação dos resíduos calcáreos é possível agora com os modernos aparelhos de fisioterapia, permitindo alivio em algumas das mais penosas condições de reumatismo e artritismo. Os raios solares oferecem efeitos vitalizantes particularmente necessários para os que padecem de aflições saturninas. Os alimentos solares, especialmente as frutas amadurecidas ao Sol são altamente benéficos. A terapia pela água quente bem como as compressas, ajudarão a combater as tendências à secura. As vitaminas do complexo B são de grande auxilio para as condições nervosas espasmódicas e todos os alimentos construtores dos nervos como as cebolas, alho poro, etc, são aconselháveis.

            Ambiente harmonioso é grandemente necessário aos Aquarianos. A cor de Saturno é o índigo e a de Urano, o amarelo. Tons azuis vivos e tons amarelos podem ser usados com vantagem na confecção das roupas bem como na decoração do lar e do escritório.

            A pedra de Aquário é a safira e o mineral, o chumbo. A afinidade mineral de Urano ainda não está estabelecida, mas sendo Urano a oitava superior de Vênus, é bem possível que ele responda as vibrações do cobre refinado.

            Sendo a tônica de Aquário o Lá Maior, música tocada suavemente nesse tom é a melhor para ajudar a cura das doenças comuns desse signo. A maioria dos Aquarianos é altamente sensível à música e, portanto, responde a música-terapia, bem como à terapia pela cor.

(Publicado na Revista Rosacruz – Fev/61)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar