Get Adobe Flash player

Grupo de Estudos “O Conceito Rosacruz do Cosmos”.

 

Reunião realizada na Sede Central do Brasil no dia 08 de Janeiro de 2013

 

LIÇÃO DO CONCEITO ROSACRUZ DO COSMOS- ALQUIMIA – pág. 374

Perguntas para reflexão sobre a lição de alquimia:

O que significa o Poder Anímico e/ou Alma? Como se pode incorporar esse poder da alma?


Resposta: Extraio de uma ferramenta (corpo) daquilo que ela tem a me dar.

O que seria isso baseado na lição que lemos? Uma ilustração pode ajudar nessa reflexão: O que é a “essência” de um suco de melancia? Como eu extraio esta essência do processo inteiro de fazer um suco de melancia?


Resposta: A essência do suco de melancia seria as vitaminas do suco. Vitaminas que utilizaremos para nutrir o Corpo Físico.

 

Além disso, pode-se extrair a quintaessência dessa experiência, a partir da observação das impressões que todo o processo de fazer o suco de melancia nos oferece. Por isso Max Heindel nos sugere o exercício de observação. Se ficarmos no “piloto automático”, não consolidaremos os registros ou as impressões dessa experiência. Assim, não extrairemos a quintaessência da experiência.

 

Neste exemplo da melancia, podemos observar “de frente para trás” o momento em que bebemos o suco; em que o preparamos; que cortamos o fruto; e o modo pelo qual ele chegou até sua casa. Vamos meditar sobre isso, de frente para trás: 1) Tomei o suco; 2)Peneirei o caldo minutos antes de bebê-lo; 3) bati no liquidificador; 4) Cortei a melancia com a faca; 4) coloquei a melancia na fruteira de minha casa; 4) trouxe a melancia do carro; 5) comprei a mesma na quitanda; 6) Alguém a levou para quitanda para ser vendida; 7)Antes de estar ali, a melancia estava num transporte de um distribuidor (exe.: Ceasa); 8) Foi transportada da roça; 9) Foi cultivada num campo; 9) Foi colhida; 10) Antes de ter seu tamanho, era um fruto menor que foi se desenvolvendo aos poucos; 11) antes de ser um fruto era uma flor de um pé de melancia; 12) este pé de melancia nasceu de uma semente.

 

Perceba como, pela imaginação e pela lógica, pode-se meditar todas as etapas que as coisas que estão ao nosso redor atravessou até chegar nesse destino em particular. No caso da melancia, isso também nos faz lembrar a “terra prometida” que jorra leite e mel. Afinal de contas, simplesmente pegamos uma faca, cortamos a melancia e fazemos um suco, sem qualquer trabalho.

 

Um cético pode dizer que toda esta meditação não constitui uma verdade e, por isso, não pode se transformar em poder anímico. Ora, o que existe já foi, em um dado momento, pensamento e imaginação, até que um dia se materializou e pode ser visto por todos no Mundo Físico. Tudo ao nosso redor foi um dia, uma fantasia. Tudo o que está ao entorno é pensamento cristalizado, que um dia alguém “imaginou” e hoje está aqui.

Veja a riqueza de material que se pode extrair das coisas, até mesmo de um processo de fazer um simples suco de melancia.

 

Para se cortar a melancia com a faca, é preciso ter tônus muscular, que você desenvolve. Fora isso é preciso ter um córtex motor (no cérebro) que enviará uma informação à medula e ao nervo para se controlar bem o movimento (processo neurocientífico conhecido como Top-down). Antes ainda, é preciso ter um desejo de tomar o suco. Tudo isso é experiência e podemos observar cada etapa do processo ou meditar sobre ele, para extrair poder e memória. Um exemplo sobre a perda dessa capacidade de: Demência de Alzheimer, que é uma doença que faz esquecer as coisas (perda da memória de curto prazo), assim perdendo a capacidade de produzir novas experiências e, por conseguinte, produzir alma.

 

Continuando o processo, ao tomar o suco de melancia, seu corpo extrairá a vitamina do suco para nutrição; sua sensação (paladar) extrairá o gosto (o gelado, a frutose, etc.). Por outro lado, se você não estiver observando, vivendo o momento, simplesmente pegamos uma faca, cortamos a fruta SEM NOS DARMOS CONTA DA RIQUEZA DESSE PROCESSO e beberemos o suco “as cegas”.

PERGUNTA: COMO ENTÃO HAVERÁ ALQUIMIA ou EXTRAÇÃO de PODER ANÍMICO NUM ATO AUTOMÁTICO COMO ESTE?


Resposta: NÃO HAVERÁ ALQUIMIA. Não haverá extração de experiência.

É por isso que o ocultista é silencioso (EXTERNAMENTE), pois internamente trabalha a observação para assimilar as impressões.

 

EM RESUMO A QUINTAESSÊNCIA É AQUILO QUE A EXPERIÊNCIA NOS PROPORCIONA E PODERMOS USAR NO FUTURO.

O clarividente, por exemplo, aprende a enxergar a quintaessência das coisas e não o exterior das mesmas.

 

Se uma pessoa viver com medo, por exemplo, evitará viver, e tenderá a ficar retraído. Com

medo, não terá ação e não se arriscará. É preciso tentar, sem se importar com o acerto ou erro! Acertar ou errar não é o propósito da vida, mas sim, APRENDER, EXTRAIR AS EXPERIÊNCIAS, GERAR IMPRESSÕES E ASSIMILAR TUDO ISSO (na retrospecção). Max Heindel nos diz que o Mundo é um laboratório experimental. As 12 casas do Zodíaco constituem 12 departamentos da vida para extrairmos as experiências da vida.

 

Pergunta: De acordo com este Capítulo do livro “Conceito Rosacruz do Cosmos”, no período de Júpiter as forças do Corpo Denso serão incorporadas sobre o Corpo Vital. Agora que temos mais claro o conceito de alma, o que significa isso?


Resposta: No período de Júpiter o Globo mais denso (D), será formado de éter; não mais será formada por material da Região Química. Assim, o único meio de funcionar lá será com o Corpo Vital. No entanto, este Corpo Vital não será como o atual Corpo Vital, mas um Corpo Vital formado, basicamente dos Éteres Superiores: Luminoso e Refletor, INCORPORADO às forças ou a quinta essência do Corpo Denso.Será um Corpo Vital também com as forças do Corpo Denso.

 

A ALMA CONSCIENTE É FEITA PELA RETA-AÇÃO. Mas o que é reta-ação?

Reta-ação significa fazer de modo simples, aquilo que é possível de se fazer como mais certo e perfeito dentro de sua capacidade, ao mesmo tempo, desprendendo-se a menor quantidade possível de energia para tal (“Lei do mínimo esforço” para chegar ao melhor resultado).

 

Quando observamos um raio cair, porque ele não cai de forma reta, mas em zig-zag? Conforme o raio desce, encontrará condições (na atmosfera), que ofereceriam muito mais resistência, caso descesse reto. Ele segue um caminho tortuoso e em etapas (conhecido como líder escalonado) em busca do caminho mais fácil para a formação do canal.

 

Aplicando-se esse conceito a nós, não utilizamos nossos recursos de modo econômico. Se assim fossemos, não precisaríamos de 8 horas de trabalho. Não precisaríamos de uma reunião de 2 horas como essa; poderíamos fazê-la em 30 minutos e teríamos muito mais quinta essência para extrair. Não perderíamos 15 minutos no banho e sim 5 minutos. Não comeríamos 2000 calorias, mas menos (obviamente que o tipo de trabalho físico deverá ser considerado aqui). Seríamos mais objetivos em nossas conversas, seríamos melhores administradores de nosso tempo. E assim aprenderíamos muito mais em uma única vida!

Por isso muitas vezes o ocultista é taxado de chato ou frio, pois ele é econômico. Mira a eficiência. Não alimenta a personalidade. Max Heindel em 10 anos fez toda uma obra espiritual maravilhosa (1909 a 1919). Cristo fez todo Seu Ministério em 3 anos; nós, no entanto,insistimos em utilizar diversas vidas para chegar à primeira iniciação.

             

Antigamente tínhamos que construir pulmões para poder respirar. Quem pôde construí-los acompanhou a onda de evolução. Quem não o fez, ficou para trás e se perdeu no dilúvio. Ocorrerá, agora, um novo dilúvio: A Terra vai ficar cada vez mais quente, cada vez com menos oxigênio e cada vez com menos recursos; ficará cada vez mais etérica. Quem tiver desenvolvido o Corpo-Alma, continuará sua evolução, normalmente.

Outra pergunta referente à lição: Na pág. 376, no segundo parágrafo do “Conceito”, lemos a última frase: “O tríplice espírito deve completar a obra do plano”. O que isso significa?

Resposta: Deus descansou no sétimo dia (conforme descrito na linguagem Bíblica). O tríplice espírito somos nós. Porém a obra não está completa e temos de completá-la. Existem 2 modos de completar a obra:

  1. 1)Do modo passivo ou automático, que chamamos de humanidade ordinária, que vai evoluindo em espirais dentro de espirais.
  2. 2)E existe o modo, que é para aqueles que já sentiram a necessidade de um alimento espiritual e segue um caminho estreito e reto. Pela Iniciação.

 

           Nesse momento chegamos a uma bifurcação crucial: Escolher o caminho estreito e reto, que consiste em termos consciência de tudo e aplicar: “Tomar o Reino do céu por assalto”. Ou escolhemos o caminho largo, que é o da comodidade. Não há um terceiro caminho ou caminho do meio.

Interessante observar que em média, pessoas atraídas pela Fraternidade Rosacruz tendem a ter uma sede intelectual muito grande. Sendo assim, existe todo um trabalho para se instilar todo um trabalho devocional nelas, pois o objetivo da Alquimia também é construir uma ponte que liga o intelecto e a devoção (a união da Mente com o coração). É dificílimo realizar esta façanha, pois o intelecto esta unida ao Corpo de Desejos. Portanto, tem-se o lado primitivo (lucífero) muito forte atrelado ao pensamento. Este é um dos motivos pelo qual devemos desenvolver a Mente abstrata e também o lado devocional puro.

Portanto conseguindo-se construir a ponte entre coração e Mente, chega-se à iniciação, tema da capa dos livros da Fraternidade Rosacruz. Considerando o que foi debatido, o que é Alquimia?

 

Resposta: Transmutação, transformação, sair do estado passivo e se transformar em estado ativo. Imaginem se pudéssemos (e podemos) extrair tudo o que essa Terra tem de experiência e de poder!


Complementando, o exercício de retrospecção é uma forma de se extrair tudo o que vivemos, enquanto ainda estamos vivos. Se não realizarmos este exercício, extrairemos a quinta essência das coisas apenas no Purgatório e no Primeiro Céu.


Podemos extrair quinta essência dessa palestra?Esse é um debate transcrito do grupo de estudos que acontece todas Terças feiras às 19h00 na Fraternidade Rosacruz. Se você achou interessante, ou mesmo tem algo a acrescentar, sua presença é mais do que bem vinda!

 

Que as rosas floresçam em vossa cruz.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar