Get Adobe Flash player

Como bem explicado no Conceito Rosacruz do Cosmos, o Mundo do Desejo é formado por sete Regiões, sendo três Regiões Superiores, uma Central (Limítrofe) e três Regiões Inferiores. Após a morte as almas chegam a Região Central e dado a seus interesses, bons ou maus, é que determina em que direção irá seguir podendo ficar na Região Limítrofe ou seguir para as Regiões Inferiores ou Superiores do Mundo do Desejo; porque as forças que prevalecem nesta Região Central - Interesse e Indiferença – é que irão determinar o rumo de cada Ego.

Não existe sofrimento nesta Região Central como o há nas Regiões Inferiores; porém este é o lugar de expiação dos apáticos, aqueles que deliberadamente não foram maus na vida; fizeram o bem e foram moralmente irrepreensíveis e gentis, mas sentimentos de devoção ausentes e também sem guardar qualquer aspiração espiritual verdadeira. Para eles o Mundo do Desejo é um estado da mais indescritível monotonia. Pode-se ouvi-los exclamar com o mais profundo desespero: "Quando acabará isto? Quando acabará isto?". Mas, chega um determinado momento em que o Ego é acometido por apatia e tédio, dada a situação que se encontra. Até que surge nele um desejo para a vida anímica superior; é quando está pronto para passar ao Primeiro Céu.

Na Região Inferior do Mundo do Desejo está o Purgatório, mas, nenhum Ego deve temer o Purgatório, uma vez que todo o sofrimento que irá enfrentar foi gerado por ele mesmo, na última encarnação. Ali as pessoas moralmente enfermas recebem o cuidado necessário para restaurar a saúde espiritual. Certamente que neste cuidado pode incluir uma espécie de “cirurgia” que será dolorosa para o Ego, já que é realizada, mediante a ação da força de Repulsão; força esta que domina o Mundo do Desejo Inferior. “No Purgatório, somente as cenas onde a alma errou são revividas, e ela vê-se no lugar daquele que prejudicou e sofre como sofreram aqueles que ela lesou na vida terrena”. (Perguntas e Respostas - Vol. l).

Quando o Ego aprende as lições do Purgatório e as experiências são gravadas no átomo-semente do Corpo de Desejos como fruto da vida passada, então está pronto para elevar-se ao Primeiro Céu, que é a parte superior do Mundo do Desejo.

À medida que o Ego arranca de si os desejos inferiores e começa a pensar de maneira construtiva, seus sonhos, esperanças e desejos serão melhorados, começando a elevar-se até o Primeiro Céu onde a Lei de Atração dominante produz um mundo de beleza e de ordem.

Mas existe uma maneira de encurtar a existência no Purgatório, que é pela pratica diária do exercício de retrospecção. Este é um grande benefício que o Ego tem como ajuda ao desenvolvimento da visão espiritual. Este processo consiste em: “ao deitar rever os acontecimentos do dia em ordem inversa, isto é, da noite para manhã, considerando os erros cometidos e prometendo a si mesmo fazer o melhor para retificá-los”. Se preceder assim estará erradicando os pecados cometidos nesta vida e tornar-se-á uma pessoa melhor e certamente os pecados que deveriam ser expurgados no Purgatório já foram eliminados durante a vida, e a existência será encurtada. Podendo assim passar menos tempo lá e depois subir ao Primeiro Céu.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar