Get Adobe Flash player

Os Ensinamentos Rosacruzes recomendam uma vida pura, simples e inofensiva. Sabe-se que uma dieta vegetariana plena é a mais apropriada para a saúde e a pureza. Sabe-se também que as bebidas alcoólicas, cigarros e estimulantes são prejudiciais à saúde. Como CRISTÃOS cremos ser nosso dever evitar o sacrifício de animais, de aves e de peixes para comer. Acreditamos no poder de cura da prece e da concentração, mas acreditamos também na utilização dos meios materiais para suplementar as forças superiores.

            Dentre todos os fatores que contribuem para a saúde, a alimentação correta ocupa lugar de destaque, pois, irá permitir vida física mais longa e saudável, aumentando assim a possibilidade de adquirirmos maior desenvolvimento espiritual. Um corpo purificado é um corpo saudável sempre. Tudo o que contribui para a saúde torna possível à pureza e a felicidade é a consequência. Estar bem é o primeiro dever do ser humano e ter boa saúde é uma obrigação que devemos a nós mesmos, à posteridade e a DEUS. Afinal, a saúde física assegura paz, segurança e sensação de bem-estar. Quanto isto é reconhecido e conseguido juntamente com a aplicação da inteligência, o Ego progride aos saltos, acelerando sua evolução.

            O ser humano não pode crescer acima da natureza e nem cair abaixo dela; quando ele a desafia através do mal uso de suas possibilidades, o resultado é desastroso para a normalidade física. Não há diferença entre os princípios da higiene física, espiritual e mental. As leis da natureza são inexoráveis, seus castigos inevitáveis e suas recompensas são gloriosamente maravilhosos.

            A grande e calma Presença do Criador não se observa com o uso exagerado da comida ou do álcool. Sua presença sublime é sentida por uma alma pura e simples em um corpo saudável e limpo. Os métodos da natureza são evolucionários e não revolucionários. A natureza criou o ser humano, porém, a menos que ele cuide de si próprio, jamais evoluirá até um ser superior. É preciso cooperar com a natureza. A saúde nasce do conhecimento; doença é filha da ignorância. Todas as pessoas devem aprender a pensar e praticar a atenção e a concentração nos assuntos de saúde. É preciso lembrar-se da Lei de Consequência. Sua relação de causa e efeito deve lembrar-nos que a saúde só pode ser obtida através de um reto viver. Por não conhecê-la ou não aceitá-la, a humanidade sempre espera mais pela doença do que pela saúde. A doença é sempre tida como inevitável, porém o reverso é também verdadeiro. Se vivermos procurando pela saúde, nós a encontraremos. Quando mais conhecermos a Lei de Consequência, mais estaremos aptos a usá-la para nosso avanço físico e espiritual.

            O ser humano representa uma manifestação consciente e transitória da Divina Energia. Como tal, apresenta atualmente duas características biológicas importantes: o instinto da nutrição para manter vivo o indivíduo e o instinto sexual para perpetuar a espécie. Dessa forma, o ser humano se apóia na nutrição e na sexualidade e é baseado nelas que tudo evolui na vida do ser humano. A maneira com a qual ele satisfaz essas necessidades vitais, é que determina seu grau de moralidade, de saúde e o tempo que terá de vida.

            O corpo humano foi criado pela Energia Divina para ser uma habitação adequada para o Ego. Esse poder que o criou e mantém exige sua subordinação às leis da natureza. As forças da natureza agem através do que chamamos de funções de vários órgãos, sendo que, destas funções a primordial é a nutrição.

Do ponto de vista biológico, o ser humano depende inteiramente de sua nutrição. Nutrição, digestão e assimilação, uma e todas, dependem da maneira que cada um come. A nutrição adequada é alcançada somente através do esforço consciente por parte de cada um. É necessário que se tenha autodisciplina e não só instinto, isto significa viver conscientemente e não ao acaso.

(Extraído Revista Rosacruz – 10/62)

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar