Epigênese – Faça Novas Todas as Coisas

Filosofia | 05/04/2019

Atualmente dá-se muito valor à criatividade. Em alguns campos de atividade Humana a ausência do poder criativo causa verdadeiras crises. Quando surge alguém capaz de inovar ou descobrir algum aspecto inusitado de algo, logo é tido por “revolucionário”. De tempos em tempos, espíritos avançados promovem transformações radicais em seus campos de atuação, trazem soluções novas e perspectivas nunca antes imaginadas, inaugurando patamares mais elevados em diversos ramos de atividades ou conhecimento.

A esta possibilidade de gerar algo original os Ensinamentos Rosacruzes chamam EPIGÊNESE.

Costuma-se admitir que tudo é o resultado de algo pré-existente. Isto pode ser um grande equívoco e ignorância das leis que regem a evolução em todos os níveis na medida em que se assim fosse, não haveria margem para esforços originais capazes de promover de novas causas para inéditos efeitos.

A Epigênese é uma base real de evolução, ou seja, é um elemento apto a atribui-lhe um significado, ao convertê-la em algo mais que mero desdobramento ou desenvolvimento de qualidades latentes. Sem ela a face da Terra seria um painel monótono e desolador, habitada por seres estereotipados, como que saídos de uma linha de produção em série.  Incapazes de descobrir novos caminhos, os seres acabariam por perder sua Identidade com O Supremo Criador de todas as coisas. Tornar-se-iam imitadores grotescos, ao invés de imprimirem a marca da originalidade em suas Vidas.

A Epigênese, é bom ressaltar, é uma faculdade do ESPÍRITO. Sua capacidade epigenética melhora ou aperfeiçoa a forma, tornando-a elemento maleável e utilizável.

O progresso não se resume a evolução ou involução, a epigênese vem completar o trinômio das possibilidade de realização humana. Quando ela não atua no indivíduo, na família, nação ou raça, cessam a geração e regeneração e prevalece a degeneração das ideias, sistemas, organizações, etc.

As dificuldades são maravilhosas oportunidades para o aumento da capacidade epigenética das pessoas. Os Homens acomodam suas vidas aos princípios ou características da sociedade que compõem passivamente , até que as crises informem de sua obsolescência. Ainda assim, a  maioria insiste em velhas e ineficazes fórmulas. Quem propõe uma solução inédita, original, resultante de seu Espírito Criativo, consegue progredir. As crises, portanto, não devem assustar, indicam apenas que o grupo ou a própria pessoa, encontra-se em fase de transição, de transformação. Quando, porém, o Homem reage negativamente às mudanças o sofrimento surge como uma espécie de alternativa pedagógica na escola da vida. Esperar por tal alternativa é uma atitude irracional que denota teimosia e inadaptabilidade.

Há, entretanto, outro aspecto a ser considerado: nem tudo o que é novo merece aceitação, pois nem sempre representa uma lídima aspiração do ESPÍRITO. Pode ser mera manifestação da natureza inferior, ávida de reconhecimento, desejosa de satisfazer a vaidade, o orgulho e a ilusão do Homem pouco evoluído.

Que o  “Tribunal Interno da Verdade”, julgue e decida! 

Texto adaptado da Revista Serviço Rosacruz – Ed. 06 – Ano 1980 – Págs 161 -162 – Max Heindel

0 responses on "Epigênese - Faça Novas Todas as Coisas"

Leave a Message

Copyright © 2018 Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil. Todos os Direitos Reservados.

X