FAKE NEWS – Falar mal de alguém, faz bem a quem? –

Filosofia | 05/06/2019

Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.. Tiago 3:2

Tiago – o Justo, já nos advertia quanto ao desafio enorme que é o domínio da língua, de tal maneira que se fossemos capazes do uso arrazoado das palavras, principalmente quando nos referimos a atos e características de outros, seríamos considerados simplesmente perfeitos. Na preciosa ópera de Mozart – A Flauta Mágica, um dos personagens principais chamado Papageno (representante do homem comum), é presenteado com um cadeado em sua boca após mentir usurpando um ato de coragem de outrem, lembremos ainda o personagem da literatura infantil – Pinóquio. Sim, a mentira é de fato o pior uso que podemos fazer da maravilhosa faculdade que temos de falar.

A mentira é ao mesmo tempo homicida e suicida, verdadeira tragédia no mundo espiritual. Max Heindel

Às vezes, entretanto, tranquilamente nos esquivamos de admitir o mal feito, quando o que dizemos sobre alguém é baseado em fatos concretos e verdadeiros, só que nos esquecemos de mensurar ânimo reproduzimos livremente certos fatos a ponto, inclusive, de distorcê-los ou conferir-lhes um colorido maculado pela nossa própria subjetividade.

Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração. Mateus 12:34

Atualmente, a internet propicia a qualquer um de nós, falar qualquer coisa sobre quem quer que seja, escudados pelo anonimato. Tal facilidade leva-nos a, covardemente, comprometer a boa fama de alguém ou até mesmo aspectos mais relevantes da vida do “mal falado”. Quão perigoso é acessarmos certas possibilidades portando ainda um caráter tão débil! No espaço virtual compensamos frustrações pessoais, mascaramos nosso vazio interior e impunemente degeneramos em “praça pública”. Quando vemos um incêndio de grandes proporções sequer imaginamos que ele começou com uma pequena chispa.

Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno. Tiago 3:6

A Palavra é provavelmente o maior dom dado ao Homem, por ela está destinado a reinar sobre toda a Criação, a honrar a Deus, mas ao invés desdenhamos do nosso próximo rebaixando-o e entrando nós mesmos em queda livre espiritual.

Max Heindel, em Carta aos Estudantes, narra o seguinte:

“a abelha perde o seu ferrão ao picar alguém e morre em seguida. Reflita bem nisto! Como se aplica rigorosamente à lei da justiça! Automaticamente ela própria se mata ao ferir alguém. Não é obra de um Deus vingativo, mas a sua própria ação que lhe dá o retorno. (…) Se morrêssemos imediatamente depois de picar um semelhante com palavras mordazes, quantos de nós existiríamos? Por outro lado, se soubéssemos que morreríamos depois de termos dado a ferroada, não dominaríamos nossas línguas para nosso próprio benefício e para o de todos os envolvidos? Este é por certo, um exemplo que deveríamos ter sempre presente , e considerá-lo repetidamente até aprendermos a cerrar os dentes,mantendo a boca fechada cada vez que somos tentados  a empregar palavras maldosas”

Por mais que sejamos provocados, será que vale a pena assumir o risco de matar nos outros algo que lhes seja caro, apenas para não perder a possível notoriedade que advenha da “grande notícia” que queremos contar?

Existem tantas boas novas aguardando uma oportunidade de encontrar quem lhes dê fluxo de vida. Há em tudo e em todos vícios, mas também virtudes. Por que nos restringirmos a destacar apenas a miséria humana quer seja a que existe quer seja a que inventamos por mero entretenimento!

Sugerimos, para meditação o filme “A Dúvida

Texto adaptado do livro Carta aos Estudantes – Max Heindel

CLIQUE AQUI PARA PDF GRATUITO 

ou adquira conosco:

Carta Aos Estudantes

 

 

0 responses on "FAKE NEWS - Falar mal de alguém, faz bem a quem? -"

Leave a Message

Copyright © 2018 Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil. Todos os Direitos Reservados.

X