Mercúrio – O Planeta da Razão

Astrologia | 04/06/2019

Mitologicamente, Mercúrio é representado como o “Mensageiro dos Deuses”, e isto está de acordo com os fatos ocultos, pois quando a humanidade infantil foi desviada pelo espíritos marcianos de Lúcifer e caiu na geração, fez-se necessário que outras Hierarquias Divinas tomassem medidas visando uma futura regeneração. Para ajudar a alcançar este objetivo , os Senhores de Vênus foram trazidos à Terra, a fim de educar a humanidade de tal modo que o Amor pudesse substituir a luxúria, e de que os homens pudessem ser assim induzidos a aspirar algo mais elevado. Enquanto os Senhores de Vênus lidavam com a humanidade em geral, os mais precoces foram postos sob o controle dos Senhores de Mercúrio, cujo ensino da Sabedoria é simbolicamente representado pelo Caduceu ou “Cetro de Mercúrio”, o qual consiste em duas serpentes enroscadas em volta de uma vara indicando a solução do mistério da vida:

“De onde viemos, por que estamos aqui e para onde vamos?”

O Caduceu mostra ao estudante o caminho em espiral da involução, pelo qual a centelha divina integrou-se na matéria, e também o caminho em espiral da evolução, pelo qual a humanidade eventualmente alcançará outra vez o regaço do Pai, e o caminho curto da Iniciação, representado pela vara central , em volta da qual as serpentes se enroscam. Mas para se compreender tais mistérios, requer-se mente e raciocínio. Mercúrio, então, é o educador mental dos homens, e seu lugar e posição no horóscopo mostram a condição mental da pessoa.

Sendo o Mensageiro dos Deuses para os outros planetas, Mercúrio não tem expressão própria e, para isto, é até mais dependente dos aspectos dos outros planetas do que a Lua, que rege a mente instintiva. Desse modo, Mercúrio é realmente um foco através do qual a faculdade da razão encontra expressão no ser humano para atuar como um freio sobre a natureza inferior, e uma ajuda à nossa elevação do humano ao divino.

Muitos podem sentir e sentem profundamente, e também podem ter um conhecimento valioso, mas serão incapazes de expressar seus sentimentos ou de compartilhar seu conhecimento com outros se Mercúrio estiver carente de aspectos. Até mesmo um assim chamado mau aspecto de Mercúrio ajuda a expressar o que está dentro, sendo portanto melhor do que nenhum.

Quando Mercúrio se posiciona em relação ao Sol de modo a preceder o Luminar, seu efeito ilumina a mente de maneira material, pois o Sol representa o Ego; daí poder-se dizer que seu caminho em tais casos, está iluminado pela lâmpada do raciocínio. Por outro lado, se Mercúrio posiciona-se de tal modo que desponta mais tarde que o Sol, seguindo assim depois do Luminar, o Ego aprende mais por reflexão posterior do que por premeditação, uma vez que ele anda no escuro, comparativamente falando, devendo pois aprender muitas de suas lições pela experiência.

Quando Mercúrio se um como já sabemos que é difícil para muitos estudantes jovens determinar quando ele está antes ou depois do Sol, vamos esclarecer aqui este assunto.

Quando Mercúrio se encontra em um grau inferior do mesmo signo que o Sol, ou em qualquer grau do signo precedente, então é de se esperar que desponte antes do Sol. À guisa de exemplo: se o Sol está nos vinte graus de Câncer e Mercúrio está nos cinco, dez ou quinze graus de Leão, signo que sucede a Câncer, então ele desponta depois do Sol, perdendo assim parte de sua boa influência.

Mercúrio retrógrado é também um detrimento à faculdade da razão. Mas no ano de vida em que Mercúrio, por progressão, volte a mover-se em sentido direto,a faculdade do raciocínio melhorará de modo correspondente. Mercúrio é forte nos signos aéreos de Gêmeos, Libra e Aquário, mas está exaltado e, portanto mais poderoso em Virgem. Mercúrio governa especialmente agentes e mensageiro; vendedores, carteiros e carregadores comuns; pessoas que lidam com propaganda ou impressão; literatos, escritores, repórteres, secretários, auxiliares de escritório, estenógrafos, datilógrafos, representantes e outros agentes intermediários; demagogos, homens de confiança e ladrões.

Do livro: A Mensagem das Estrelas – Max Heindel e Augusta Foss Heindel

 

CLIQUE PARA TRECHOS DO LIVRO EM PDF

Ou adquira conosco:

A Mensagem das Estrelas

0 respostas em "Mercúrio - O Planeta da Razão"

    Deixe sua mensagem

    Copyright © 2018 Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil. Todos os Direitos Reservados.

    X
    %d blogueiros gostam disto: