Netuno, O Planeta da Divindade

Astrologia | 12/03/2019

Como Urano é a oitava de Vênus e atua principalmente sobre a Natureza do Amor, visando elevar a humanidade no nível pessoal e social, assim Netuno é a oitava de Mercúrio e totalmente espiritual em seus objetivos. Como Mercúrio é o Portador de Luz do Sol Físico, assim Netuno é o Portador de Luz do Sol Espiritual (Chamado Vulcano nos Mistérios Ocidentais). A intelectualidade, regida por Mercúrio, elevou-nos acima do Animal e fez do Homem, Homem. A Espiritualidade, regida por Netuno, a seu Tempo nos elevará acima do estado Humano, fazendo-nos Divinos.

Netuno realmente significa o que podemos chamar “Os Deuses”. começando com os Seres Supranormais que conhecemos como Irmãos Maiores e abrangendo as inumeráveis hostes de Entidades Espirituais – Boas, Más e Indiferentes – que influenciam nossa evolução. Sua posição e aspectos denotam nossa relação com elas; aspectos maléficos atraem interferências de Natureza contrária ao nosso Bem-Estar, configurações benéficas atraem forças boas.

Portanto, se Netuno estiver situado na 10ª Casa em trígono com o Ascendente, a pessoa envolvida terá a oportunidade de tomar-se um líder ou destacar-se em algum movimento de natureza mística, conforme denotado pela posição exaltada de Netuno. Seu corpo será capaz de receber as mais sutis vibrações e contatar o Mundo Espiritual, conforme indicado pelo trígono ao Ascendente.

Por outro lado, quando Netuno se posiciona na 12ª Casa, cuja natureza é passiva e produtora de sofrimentos, tal posição indica que em algum período, talvez sob uma quadratura do Meio-do-Céu, as forças do Mal – entre as quais os Espíritos de Controle – serão atraídas para essa pessoa e tentarão tomar posse do seu corpo. A conjunção de Netuno com o Ascendente, tal como o trígono, fará o corpo sensitivo e proveitoso a propósitos Espirituais. Com a oportunidade proporcionada pelo primeiro aspecto acima, o Homem pode tornar-se aluno de uma Escola de Mistérios e um elemento grandemente benéfico para a elevação da Humanidade. Sib a aflição do segundo aspecto, ele pode converter-se em impotente instrumental de Espíritos de controle: Um médium irresponsável.

Mas existe um fator jamais mostrado no Horóscopo: a vontade do Homem. Em algum período da vida ele está predestinado a enfrentar as experiências indicadas por seu Horóscopo, e as oportunidades ali indicadas ser-lhe-ão apresentadas uma a uma, em sucessão ordenada, dentro do tempo marcado pelo relógio do destino. Mas como ele, o Espírito Livre e independente, enfrentará essas inexoráveis experiências ninguém pode determinar com antecipação.

O Homem em cujo Horóscopo se verifica a configuração benéfica, mencionada primeiramente, pode não estar suficientemente alerta para a grande oportunidade à sua frente de modo a agarrá-la. Assim ela pode se esgotar antes de ele ter-se dado conta de que estava ali. Sim, o nativo pode nunca perceber o fato. Por outro lado, o indivíduo em cuja Vida a quadratura indica o assalto das forças espirituais mencionadas, pode desenvolver seu músculo espiritual resistindo ao ataque violento, e tornar-se vencedor em vez de derrotado. Prevenir-se é amar-se antecipadamente.

Netuno não foi descoberto até 1846, mas incorreríamos em grande erro se supuséssemos fictícia a influência a ele atribuída em razão disso, pois assim como ao cego de nascença faltam órgãos para ver a Luz do Sol e as cores, assim também a maioria da Humanidade ainda carece da sensibilidade que a torne suscetível ás vibrações de Netuno (ver capítulo sobre este assunto, e também as oitavas planetárias). Mas pouco a pouco estamos desenvolvendo sentidos mais sutis e nos tornando mais capazes de responder à sua influência.

A princípio esta influência é sentida mormente por sensitivos de natureza positiva que se voltam para o Ocultismo, e por médiuns quando a natureza é negativa. Outros recebem desta influência a astúcia, comum e idêntica tanto no criminoso como no detetive, ou pode a mesma impelir o fraco a tomar drogas, o que de maneira diferente produz sonhos e visões semelhantes àqueles obtidos por processos mediúnicos.

Netuno forte no Horóscopo proporciona imaginação muito vívida e uma natureza artística, poética, musical ou literária; predileção pelo sossego, pelo conforto e por beleza à sua volta. A pessoa é joguete fácil das emoções, e quando Netuno está afligido pode tornar-se sujeita a transes, desmaios, histeria ou tormentos psíquicos. Possui gosto por viagens, de preferência marítimas ou fluviais.

Quando Netuno está fraco por signo ou aflito também inclina à bebida e às drogas, rouba a ambição da pessoa e a torna preguiçosa, indolente ou trapaceira, inteiramente desonesta; ou, se o horóscopo é bom por outros fatores, ela pode se tornar vítima de outras, que a roubarão ou enganarão. Pessoas com Netuno afligido devem particularmente evitar lidar com grandes corporações, caso contrário podem sujeitar-se a fraudes de natureza as mais fantásticas.

Do Livro: A Mensagem das Estrelas – Max Heindel

12/03/2019

0 respostas em "Netuno, O Planeta da Divindade"

Deixe sua mensagem

Copyright © 2018 Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil. Todos os Direitos Reservados.

X