O poder do pensamento

Filosofia | 02/05/2020

O pensamento pode ser um dos fatores mais significativos, embora menos compreendidos, na evolução. Acredita-se que o processo de pensamento seja um assunto puramente privado, tendo uma influência momentânea em si mesmo. Ignora-se completamente as ramificações e consequências complicadas, mesmo dos pensamentos aparentemente mais insignificantes formados em suas mentes.

Para ilustrar a importância do pensamento, os Ensinamentos Ocidentais da Sabedoria nos dizem que tudo o que existe no universo se originou a partir de um pensamento. O Novo Testamento, originalmente escrito em grego, usa a palavra “logos” para significar “palavra” e o pensamento que antecede a palavra.

A palavra pode ser considerada a forma manifesta de um pensamento – um som que construiu todas as formas e, de acordo com o conhecimento oculto, a alma delas. O homem, evoluindo como um Deus em potencial, possui as faculdades latentes da criação. Ele agora está aprendendo a criar portanto pode pensar e expressar tais pensamentos.

Quando ele não é capaz de realizar suas idéias sozinho, pode angariar ajuda convencendo outras pessoas através de seu discurso. À medida que a evolução continuar, chegará o momento em que ele será capaz de criar diretamente pela palavra emitida por sua laringe espiritualizada. A escolaridade, através de uma série de incorporações físicas, é necessária para que ele não cometa erros. Por enquanto, o homem ainda não está desenvolvido espiritualmente e, se pudesse criar diretamente pela palavra agora, suas criações seriam imperfeitas e prejudiciais.

A grande maioria das pessoas formou o hábito PASSIVAMENTE, o que as torna incapazes de se concentrar sobre qualquer assunto até que ele seja completamente assimilado. Embora os pensamentos que passam pela mente possam ser bons, ruins ou indiferentes (em sua maioria), a mente geralmente não se concentra sobre eles tempo suficiente para aprender sua natureza.

O controle do pensamento, geralmente é muito difícil de alcançar, mas quando isto acontece têm-se em mãos a chave para o seu desenvolvimento em qualquer linha do conhecimento.

A força do pensamento é o meio mais poderoso de obter conhecimento. Se estiver concentrado em um assunto, ele abrirá caminho através de qualquer obstáculo e resolverá o problema. Se a quantidade necessária de força de pensamento é exercida, não há nada que supere o poder da compreensão humana.

Enquanto a desperdiçarmos, a força do pensamento é de pouca utilidade para nós, mas assim que estivermos preparados para enfrentar os problemas necessários para aproveitá-la, todo o conhecimento será nosso.

Como o pensamento é nosso principal poder, precisamos aprender a ter controle absoluto dele, para que resulte não meras ilusões suscitadas por fatores externos por reatividade, mas uma verdadeira imaginação gerada pelo Espírito a partir de dentro (imaculada concepção).

 

Que as rosas floresçam em vossa cruz!

Trecho traduzido e adaptado do panfleto “The Power of Thought”

 

0 responses on "O poder do pensamento"

    Leave a Message

    Copyright © 2018 Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil. Todos os Direitos Reservados.

    X
    %d blogueiros gostam disto: