Astrologia | 05/10/2019

O planeta Vênus rege libra e também o Signo de Touro. Quem encarna com esses signos no ascendente tem o dom de embelezar o mundo, são portadores da beleza e devem viver motivados pelo belo. Libra é um dos três signos do elemento ar, que têm a característica da simetria. Em gêmeos, o primeiro signo aéreo (relacionado à casa 3 do mapa astrológico) aprendemos como caminhar, e em libra (que diz da casa 7) busca a verdade e aquário, o amor à vida. Juntos, estes signos compõem a síntese da mensagem do Cristo :

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6

Libra, o signo do amor EU-TU e regente das glândulas supra-renais,  é responsável pela manutenção do equilíbrio de nossos corpos. As doenças e a pobreza são exemplos de desarmonia. Enquanto Virgem rege a precisão, Libra revela a medida equilibrada para a promoção da cura. Apenas com o refinamento (libra) e o discernimento (virgem), aprende-se a fazer escolhas conscientes. O signo de libra entretanto, tem dois “fantasmas” que o acompanham, que são o medo da frustração e o temor da rejeição que o predispõe a perturbações geradas por inseguranças que o levam à dúvida que paralisa, e ao desequilíbrio. Libra deve buscar a temperança, procurando fazer constantes ajustes na balança, que costuma oscilar o tempo todo. Os desafios da vida exigem escolhas que nos levam ao impasse irremediável de que só é possível ganhar algo se estiver disposto a perder. Oposto à Áries, libra nos ensina a ação madura: reagir sem ser reativo.

Em libra tem-se a chance de aprender a filtrar (rins) as substâncias de fato necessárias ao fluido da vida , de discernir o verdadeiro do falso, sem preconceito ou projeções psíquicas, e de transformar a inimizade em Amor. Sem amor não é possível chegar ao equilíbrio. “Sem amor todos os atos são vazios”.

“O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; 1 Coríntios 13:8

Quando melhoramos as vibrações de libra, nos harmonizando com o nosso próximo,  as quadraturas e oposições, que porventura se encontrem no mapa astrológico, perdem sua força e passam também a se harmonizar.  A Beleza, juntamente com a Verdade e o Amor, dissolve todas as cristalizações.

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6:33

Libra traz as qualidades de arbitrar e de balancear as situações na proporção adequada, tendo estas um juízo de valores e uma crise de consciência subjacentes, que englobam o ter juízo e o questionarUm filme que retrata esse dilema é : 12 homens e uma sentença”- Dir. Sidney Lumet

Leituras indicadas para entender questões pertinentes a este signo são : “Vigiar e Punir”, de Michel Foucault, que analisa o sistema penal e correcional,  e “Eros e a civilização”, de Herbert Marcuse,  que elucida a crise de consciência  que vem ocorrendo a partir do século XX, onde sofisticadas formas de repressão e de controle social são planejadas para condicionar nossa força-desejo. Vale a pena assistir também o filmes “Matrix Reloaded”  e o filme “Her” , que mostra as relações humanas transformadas em virtuais. Hoje impera, como forma de amor, o prazer estéril e o Eros rebaixado! 

Leão, que representa o poder criador faz sextil com libra, representante do belo. A arte, enquanto portadora do poder da verdade, pode salvar o mundo. Vênus, o planeta mediador entre nossa personalidade e o outro por meio de libra busca a semelhança, espelhada no Tu. O próximo é aquele que se apresenta para trazer à luz aquilo que de fato somos. Algo sempre se revela em nós através do outro. Toda aproximação, quando estamos realmente disponíveis ao encontro,  é sempre envolta em graça.

“A vida é a arte do encontro Vinícius de Morais

O sol em  libra é um convite para resolver pendências de vidas passadas e representa algo que deve ser resolvido com urgência! No que tange às relações, normalmente ainda estamos em débito.  Saturno fica exaltado em libra, empregando a dor como corretivo aos caminhos e ensinando a fazer escolhas. Privações e sofrimentos ensinam o real propósito de viver. Encontramos o que e a quem merecemos na dose certa e equivalente ao nosso nível evolutivo. Não estamos com quem escolhemos, mas com quem o destino nos impôs. Entretanto, o destino é uma força que inclina a uma direção. Podemos e devemos alterar o que está escrito. A casa 7 do mapa astrológico, relacionada ao signo de libra, é a casa dos relacionamentos íntimos e associações. A fidelidade, tão almejada nesse setor , entretanto, só é possível a partir do poder criador solar. Só se pode amar a partir de Deus.

O signo de libra deve cultivar avaliação e equanimidade, temperada com leveza, sendo uma promessa do retorno de Cristo no dia do juízo, para julgar os justos, trazendo equilíbrio e harmonia para o mundo.

Planeta Regente: Vênus

Vênus – O Planeta do Amor

 

0 responses on "O Signo de Libra"

Leave a Message

Copyright © 2018 Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil. Todos os Direitos Reservados.

X