Saúde x Doença

Saúde | 20/10/2019

A Lei do Renascimento e Causa e Efeito

De acordo com os relatos Bíblicos do evangelista João, 5:5-8, 14, certo sábado, na piscina de Betesda, um grupo de doentes lá jazia em sofrimento, à espera da marola das águas que agitadas momentaneamente pelo sopro do vento, possibilitassem a cura de quem chegasse primeiro a mergulhar-se nelas. 

Esse dia, Cristo também se encontrava naquele lugar no meio daqueles sofredores, com sua presença curadora, irradiando Luz e Saúde.  O homem paralítico assim como muitos outros em igualdade de circunstâncias se encontravam ali. Sem ninguém que o ajudasse, impossibilitado pela sua condição, de chegar até aquelas águas para purificar-se, sofria ainda mais.      No entanto somente o paralítico estava pronto nesse momento, para receber a sua saúde de volta.     Àquele homem permanecia num espírito receptivo, pleno de fé, na medida suficiente para chamar a atenção do Mestre e retomar o caminho do qual tinha se afastado.   Cristo o percebe e dirigindo-se a ele, o convoca: “Pega tua esteira e anda”, e este homem obedece, e anda.

A passagem relatada nos faz lembrar que a OBEDIÊNCIA às leis é a que nos permite permanecer na Integridade do nosso Eu e por tanto na saúde total.  Para mantermos uma saúde plena e douradora é necessário modificar as causas que provocaram a doençaA doença é o inevitável resultado de ter se afastado dos caminhos da saúde ao violar as Leis Naturais que nos mantem saudáveis. 

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7

Essas causas deitam suas raízes num passado recente ou longínquo ou remontam- se a uma vida anterior. Estão relacionadas com a nossa vida emocional e mental, são o resultado de atitudes intencionais de desobediência ou da teimosia em persistir na ignorância das leis cósmicas que nos governam.

Esta verdade foi mostrada de forma integral nos ensinamentos vivenciados pelos discípulos de Jesus-Cristo, quando lhes perguntou:

Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Marcos 2:9

As doenças encontram solo fértil no pecado, e pecar é desviar-se do caminho da perfeita lei e de maneira nenhuma constituem uma punição arbitraria dispensada ao homem desobediente por um Deus ofendidoÉ através da experiência da dor e do sofrimento que o homem se torna iluminado; porque ao compreender seu erro, pode corrigi-lo.

 Mais tarde quando se encontraram novamente no templo, Cristo amorosamente o adverte dizendo:

“Homem, eis que estas curado. Tu que agora eis completo (integrado), não peques mais para que não te suceda algo pior.”

As causas da doença se diluem e seus efeitos desaparecem; a saúde plena vigora na medida em que nosso passo se mantenha firme na direção do Bem. Numa outra passagem do evangelho de são João lemos sobre o homem que nasceu cego. Perante o questionamento dos seus discípulos sobre o mérito do estado de cegueira daquele homem, o Mestre responde:  que a causa era para que a gloria de Deus fosse manifestada (o espírito interno).

Lembremos que é através do sofrimento e da limitação que o Ego desperta para sua autorrealização e aperfeiçoamento. Cristo assim nos ensina: a violação das leis físicas e espirituais nos conduz à doença.

Texto adaptado do livro Anatomia Oculta e a Bíblia – Corinne Heline

Por uma estudante rosacruz

0 responses on "Saúde x Doença"

    Leave a Message

    Copyright © 2018 Fraternidade Rosacruz - Sede Central do Brasil. Todos os Direitos Reservados.

    X